quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Primeiro dia em Roma - Parte 2

Continuando nosso primeiro dia de caminhada, saímos do Coliseu e fizemos algumas fotos na parte externa. Um monumento importante que existe no local é o Arco de Constantino. Basicamente é um "arco do triunfo". Um monumento que representa a vitória em  alguma batalha. Como estava em reforma, o único angulo que poderia ser visto sem andaimes feios ao redor, foi desse lado.

O ingresso do Coliseu ainda dá direito á visitação do Monte Palatino e o Foro Romano. Então seguimos adiante. Subimos a Via Sacra e nos deparamos com outro arco do triunfo. Esse é o Arco de Tito.

Passando dele, ficamos um pouco perdidos. Como não estávamos com guia e a região é enorme, escolhemos nossa direção ao acaso e acabamos subindo o Monte Palatino. Passamos por uma série de ruínas de casas antigas e palácios destruídos. Foi nesse caminho que nos deparamos com um antigo costume romano. A cidade é repleta de bicas e fontes com água potável. Então, todos andam com suas garrafinhas para encher e beber quando der sede. No começo ficamos meio ressabiados, afinal, beber água de torneira no Brasil é o mesmo que pedir para ficar com dor de barriga. Mas testamos e foi tranquilo. Por sinal, a água sempre está numa temperatura maravilhosa.

Andando mais um pouco, chegamos no Museo Palatino. Do lado de fora é possível ver o trabalho constante dos arqueólogos e suas escavações. Roma é tao antiga que, se você cavar um pouco é capaz de achar um tesouro em cada buraco!

Já dentro do museu, pudemos acompanhar mais um pouco da história de Roma, mas o que realmente foi legal foi sair da chuva que acabava de começar e poder sentar um pouco. Nesse momento já estávamos bem cansados.

Bom, o museu é interessante, mas não é muito grande. No fim, sem guia para nos explicar a real importância daquelas obras, ele se resumiu a um monte de fragmentos de estátuas encontradas na região. Mas foi divertido, de qualquer maneira.

A chuva passou, o sol apareceu. Saímos do museu e seguimos adiante. Logo ao lado, encontramos ruínas de um hipódromo,onde aconteciam corridas de cavalos e outros jogos.

Nesse momento, ficamos com receio de nos perder. O lugar é imenso e não fazíamos ideia de onde estávamos indo. Decidimos retornar um pouco e seguir por outro caminho que havíamos preterido. Após algumas subidas, chegamos num belo jardim e, do alto, uma boa visão da região.

Chegamos, então, na parte mais impressionante do local: O Foro Romano. As construções que existem por lá, definitivamente, não foram feitas para os humanos e sim para algo muito mais grandioso. Não tem como não se sentir pequeno. Imagine se sua casa tivesse uma porta do tamanho da do Templo de Rômulo?

Ou colunas como o Templo de Antonio e faustina?

E assim, admirados com tudo o que vimos, resolvemos encerrar nosso dia.

Como ainda não estávamos seguros para usar o transporte publico, acabamos voltando a pé para o ponto onde o transporte do hotel nos pegaria. Foi uma senhora "paletada" até chegar lá. Enquanto aguardamos, sentamos num restaurante chamado Anni '70 e tomamos um bom café.

Depois foi só chegar no hotel, tomar um bom banho e dormir!